sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Circo, Magía e Teatro = O Teatro Mágico





A algum tempo eu já tinha ouvido falar a respeito de uma banda - ou trupe como os próprios se intitulam - chamada O Teatro Mágico. Cheguei a ver algumas fotos na imprensa, mas como nunca fui muito chegado a circo por simplesmente odiar, repudiar a idéia de utilizarem animais como espetáculo para divertir o público, nem quís escutar o som, nem quís saber do que se tratava.

Outro dia tava numa banca de revistas, e dei de cara com o tal Teatro Mágico estampando a capa de uma dessas revistas menos conhecidas. Foi meio mágico mesmo, parei pra ver de perto, e não sei, algo estranho no vocalista me chamou a atenção, me pareceu familiar. Enfím, resolví ao chegar em casa procurar algo na net sobre e conhecer melhor o trabalho, já que o impacto visual dessa vez tinha sido diferente, tinha sido mais "do bem" que o anterior.

E que descoberta maravilhosa! A tempos eu não conhecía algo tão tocante, tão devastador de sentidos, tão puro e tão belo!

Fui baixando e escutando um a um os trabalhos da trupe, que são poucos, mas intensos, lindos, feitos com verdadeiro amor à arte e ao compartilhamento dela, como costuma dizer o vocalista Fernando Anitelli, o mesmo que eu ví na capa da revista e que me chamou a atenção de um modo especial. Sensibilidade pura eu diría, eles se apresentam sempre pintados de palhaços, com roupas e ornamentos circenses, meio mambembes, e fazem uma verdadeira orgía artística no palco: música, dança, acrobacías, o espaço é prenchido de todas os modos e formas possíveis, tornando a música mais do que simples entretenimento, algo sagrado, celebrada de uma maneira intensamente feliz. A muito tempo eu não tinha uma visão tão próxima do verdadeiro sentido da palavra ARTE assim, ao vivo e a cores, nua e crua. E como sabem celebrar a música esses meninos!

Por incrível que pareça, ainda não tive a oportunidade de vê-los ao vivo a não ser pelo You Tube aonde pude assistir a inúmeras apresentações ao vivo (nenhuma com playback! Só por isso já somam pontos altíssimos no meu conceito!) entrevistas - todas com o simpaticíssimo Fernando Anitelli, vocalista da trupe - muito bem articuladas, inteligentes, esclarecedoras sobre o verdadeiro papel do Teatro Mágico enquanto banda independente e da arte como agrupadora e não segregadora de espectadores, enfím, o Teatro Mágico tem em seu vocalista uma figura super hiper carismática - mesmo sem maquiagem! - que não se cansa de expor a verdadeira proposta que é celebrar a arte como algo sagrado, seja através de CDs a preços populares, downloads legalizados e gratuitos, ou verdadeiros saraus/shows animadíssimos em que o público é arrebatado pela mágica da trupe.

Destaque também para os mais que especiais Ivan Parente e Non Stopa, quase membros da trupe e que têm trabalhos lindíssimos ao lado do Teatro Mágico.

Vale (muito!) a pena conhecer.
Eu entro em transe a cada música, a cada audição.

C.

Nenhum comentário: